Explorando Música e Tecnologia: Iniciando com Sonata Structure Recognition
- Maria Argandoña Tanganelli

- 10 de out. de 2025
- 1 min de leitura

Estou me aventurando na área de tecnologia, fazendo um curso de especialização em Engenharia de Software, e tem sido algo muito parecido com aprender um novo instrumento. Cada conceito, cada ferramenta nova exige prática, paciência e curiosidade.
Para começar um novo projeto no meu GitHub que me permitisse me desenvolver e lidar com Python, criei o Sonata Structure Recognition. A ideia é iniciar um trabalho com machine learning, explorando como analisar e reconhecer estruturas de sonatas. Escolhi começar pela forma sonata justamente por sua estrutura bem organizada, o que facilita os primeiros experimentos, mas o objetivo final é verter esse conhecimento para a música moderna e contemporânea.
Mais do que o resultado em si, esse projeto é um primeiro passo: aprender a usar bibliotecas como a Music21, entender o fluxo de trabalho em Python e ter o primeiro contato com o processo de ML. Quem sabe, em parceria com outros pesquisadores, esse conhecimento possa futuramente se conectar a estudos na área da cognição.
É empolgante perceber como o aprendizado em tecnologia pode ser tão inspirador quanto tocar música: cada desafio é uma oportunidade de descobrir algo novo.







Comentários